Guia de Viagem – Bali

Postado em

Guia Ásia – Dicas de viagem em Bali

Confira nossas dicas de viagem imperdíveis para Bali! Uma das ilhas turísticas mais evocativas e populares de todo o arquipélago indonésio. Uma visita aqui desperta os sentidos. Assim que chegar vai notar a fragrância intoxicante do incenso e do óleo de cravo que pende no ar tropical. Os amendoins chovem em barracas na estrada. As oferendas espalhadas por pétalas ardem nas calçadas ocupadas. E a música tradicional flutua por toda a parte. Apesar do clamor e do caos das principais áreas turísticas, a ilha é rica em beleza natural. Com atrações para todo tipo de viajante!

Os surfistas vêm para as ondas lendárias, os caminhantes podem percorrer os picos vulcânicos e as cachoeiras enevoadas. E os ciclistas podem andar de bicicleta através de paisagens exuberantes, eriçadas com terraços de arroz e aldeias tradicionais. A cena rica das artes da ilha é outro ponto principal. E se o relaxamento é sua principal prioridade os tratamentos de spa são fabulosos e acessíveis. A espiritualidade acrescenta mais um toque ao fascínio de Bali. Ver os templos de Bali magníficos e as sagradas cerimônias hindu são as principais coisas a serem feitas. Se você sonha em conhecer essa ilha mágica siga em frente e confira essas dicas de turismo para Bali. Acabei de passar 20 dias por lá, agora do começo de 2017, fiz a ilha toda! A mistura da experiência local com as informações que eu já tinha sobre o destino deram esse belo guia de viagem para Bali que compartilho aqui com vocês. Apertem os cintos e preparem-se para embarcar em uma viagem mágica para Bali!


Quando ir para Bali

A Indonésia só tem duas estações: a seca e a molhada. Eu nem preciso dizer que não recomendo a molhada… Quem gosta de praia com chuva? E monumentos a céu aberto embaixo d’água? Por isso não recomendo a viagem de novembro a janeiro quando as águas banham torrencialmente Bali e as Ilhas da Indonésia. Nos demais meses pode ir tranquilo. Mas prepare-se, a umidade  do ar por lá – mesmo na época seca – é de mais de 80%. Ou seja, Bali é mais úmida que a Amazônia!


Como chegar em Bali

A porta de entrada para Bali é Dempasar, sua capital, e cidade onde fica está localizado o aeroporto internacional da ilha. Não há voos diretos saindo do Brasil para Bali. Mas há boas conexões via Dubai, com a Emirates; via Amsterdam, com a KLM; e via Doha com a Quatar. Devido a distância, na volta, vale duas noites na cidade de conexão para dar uma esticada no roteiro e descansar. A estrada é longa, mas vale o paraíso que tem no final! Agora se você já estiver na Europa ou em outras cidades da Ásia ou Oceania há uma série de grandes e pequenas cias. aéreas que voam Dempasar. Os voos para Bali custam a partir de USD 1000,00 – quando saindo do Brasil – e as saídas são diárias.

vista da Ilha de Bali – foto Luis Monteiro


Onde ficar em Bali 

Está aí uma questão complexa! A Ilha não é pequena – como muitos imaginam. E há uma grande variedade de tipos de paisagem, hospedagem e atividades que você vai querer fazer. Antes de preparar meu próprio roteiro para Bali os guias e itinerários, em sua maioria, indicavam sempre as regiões de Seminyak, Legian e Kuta. Ou – também ao sul – as praias mais bonitas de Uluwatu. Mas quando eu mesma decidi fazer a viagem comecei a me aprofundar nas opções e descobri que Bali vai muito além da região sul. Então separei aqui os melhores lugares para ficar em Bali, por interesse, de norte ao sul da Ilha!


º Ubud – Parada Obrigatória no Interior de Bali

Feito famosa pelo livro e filme Eat, Pray, Love, Ubud é também o epicentro da arte e da cultura balinesa. É aí que nasceu o moderno movimento de arte balinesa. Com os palácios e templos reais circundantes que atuam como os principais patronos. Hoje, vários excelentes museus e galerias locais celebram a sua evolução e tradições. O olhar de arte é particularmente gratificante aqui. Já que muitas coleções estão alojadas em edifícios tradicionais balineses, rodeados por jardins tropicais serenos. Ubud é parada obrigatória e recomendo ser sua primeira morada. Fique ao menos 03 noites, tem muita coisa para se ver e fazer. Uma das atrações mais divertidas – e para mim assustadora rsrs – é a Floresta dos Macacos. Alugue uma  bicicleta e passeie pelo skyline para ver as plantações de arroz. Acorde de madrugada para fazer o trekking no Monte Batur o incrível vulcão de Bali. Pechinche muito nas feirinhas de artesanato e divirta-se, experimente. Ubud é o coração de Bali e parada obrigatória.

Dica de hotel em Ubud: The Lohka Ubud Resort, Villas SPA
O hotel fica bem no skyline, em Tegallalang, onde estão as plantações de arroz. Ou seja, melhor localização impossível. Através da trilha, no topo da montanha, se chega ao centrinho. A noite tem transporte do próprio hotel que leva até lá. Eles oferecem meia pensão e compensa pelo preço. Além de ter um jantar maravilhoso depois de um dia lotado de passeios esperando por você. Há apartamentos e lindas vilas com piscina. Vale muito a pena para lua de mel e noites românticas. Tenha um estadia memorável em Ubud!

Dicas de Turismo em Bali - onde ficar em Ubud
The Lohka Resort, Villas e SPA em Ubud – fotos: Luis Monteiro

Endereço: Br. Bangkiangsidem, Desa Keliki, Tegallalang, Kelusa,
Gianyar, Kabupaten Gianyar, Bali 80571, Indonésia
Telefone: +62 361 8493366


º Seminyak, Legian e Kuta – Lojinhas, Restaurantes e Agito

Essa três regiões ficam ao sul, uma perto da outra e próximas a Denpasar. É a região mais popular de Bali e consequentemente a mais turística. Há milhares de opções de hospedagem para todos os bolsos. Kuta tem as mais baratas e as praias não são tão belas. Seminyak e Legian tem lojas de marca, restaurantes aos montes e os Resorts de luxo. Seminyak é perfeita para compras! Se você quer agito e está com grupo de amigos aqui é seu lugar. Todas as noites as multidões de turistas de Kuta, Legian e Sanur encontram seu caminho através de um labirinto para assistir o pôr do sol atrás do templo Pura Tanah Lot construído no início do século 16. Para quem faz a viagem para Bali com crianças também é uma ótima opção, pois a hotelaria tem bastante estrutura aos pequenos e as praias são mais calmas.


º Amed – Mergulho

Amed fica na região leste bem afastada do burburinho próximo a Dempasar e litoral sul. Uma praia vulcânica com areia preta. Super famosa por sua vida marinha. O paraíso de mergulhadores, praticantes de esnórquel e esportes aquáticos.  Aqui é uma região para quem busca sossego e muitos animais aquáticos.

Dica de Hotel em Amed: Blue Moon Villas
Os quartos são grandes e espaçosos, o atendimento é excelente. Aqui eles fazem de tudo para te deixar feliz. Equipamentos para mergulho e esnórquel podem ser locados no próprio hotel. E o melhor: quanto mais longe do centro de Bali mais econômica é a hospedagem e todos os serviços. Aproveite para se jogar na massagem.

Dicas de Turismo em Bali - onde ficar em Amed
Hotel Blue Moon Villas em Amed – fotos: Luis Monteiro

Endereço: Selang Beach, Amed, Bunutan, Karangasem,
Kabupaten Karangasem, Bali 80852, Indonésia
Telefone: +62 363 21428


º Uluwatu e Jimbaran – Surfe, Templos e Agito

Na ponta de Bali, também ao sul, ficam as praias mais bonitas e o famoso Templo de Uluwatu. Jimbaran é uma região com muitos hotéis, menores e mais rústicos. Aqui é a área dos surfistas. Para quem quer um lugar um pouco mais tranquilo, mas ainda com algum agito na noite Uluwatu é perfeito. Como o mar aqui é mais agitado as praias não são boas para os pequenos.


º Nusa Dua e Candi Dasa – Sossego e Massagens

Fico meio suspeita para falar de Nusa Dua e Candi Dasa, pois foi a região que mais gostei. Ali, você consegue ver a cultura balinesa de fato. Por isso vale se aventurar fora dos hotéis e resorts. Há um templo maravilhoso de frente a um lago cheio de flor de lótus. As massagens são super baratas – fizemos todos os dias – assim como os restaurantes. Há uma vila tradicional que só pode ser visitada com o guia e fomos os primeiros brasileiros a estar lá! A Blue Lagoon – uma das regiões de mergulho mais bonitas – tem fácil alcance através de barco. Assim como o porto que leva para as ilhas vizinha Lombok e Ilhas Gili – deixo as Ilhas Gili (uma das praias mais bonitas que já fui para outro post!). Por sair da rota turística e por todo o resto mais que recomendo a visita.

Dica de Hotel em Candi Dasa: Alila Manggis Resort
O Alila é uma rede balinesa de luxo. Todos seus hotéis são maravilhosos mas o Alila Manggis é de fato um paraíso em Bali. O hotel é super bem mantido, com excelentes quartos de frente para uma piscina cinematográfica. O hotel oferece passeios e algumas atividades gratuitas como yoga. A gastronomia é ponto alto e vale alguns jantares ali.

Dicas de Turismo em Bali - onde ficar em Candi Dasa
Hotel Alila Manggis em Candi Dasa, Bali – Fotos: Luis Monteiro

Endereço: Desa Buitan, Manggis Karangasem, Bali 80871 Indonesia
Manggis, Karangasem Regency, Bali 80871, Indonésia
Telefone: +62 363 41011


º Ilhas Penida – Mergulho para Aventureiros

Se você está ansiando por uma Bali mais lenta as Ilhas Nusa estão onde você vai encontrá-la. A mais popular das três ilhas é a Nusa Lembongan. A cerca de 20 quilômetros de Sanur e facilmente acessível por lancha. Surf, esnórquel, mergulho, caiaque e paddle boarding são as principais atividades aqui. E as principais atrações incluem Dream Beach e Mushroom Bay. Com vistas de surtos quebrando em erupção sobre as rochas a paisagem é estonteante. Muitos habitantes locais ainda ganham a vida com a agricultura de algas marinhas. E você pode vê-las e colhê-las pela margem das praias.

A ilha vizinha, Nusa Ceningan, fica a uma ponte de Nusa Lembongan. Com uma linda lagoa azul e a maior do trio de ilhas. Nusa Penida fica a um passeio rápido de barco. As formações rochosas, cavernas e um santuário de pássaros são o máximo em Nusa Penida. O mergulho é uma das coisas mais populares a fazer. Com a chance de ver os raios manta, peixes-do-sol e tartarugas. O alojamento nas ilhas varia de cabanas rústicas a moradias de luxo.


Onde Comer em Bali

A gastronomia em Bali surpreende! Por viver basicamente do turismo a ilha atraiu chefes e cozinheiros do mundo todo. O que tornou sua gastronomia excelente e super variada. Os pratos vão desde a culinária balinesa até a culinária internacional. Muitos peixes e frutos do mar com deliciosos molhos agridoces. Há também uma grande variedade de saladas, legumes e frutas que lembram as espécies brasileiras. Os hotéis e Resorts geralmente tem uma comida maravilhosa, mas nem tão barata. A dica aqui é se arriscar com a comida de rua balinesa, deliciosa e acessível. E fugir um pouco dos hotéis para provar alguns dos inúmeros restaurantes, bares e lanchonetes que a ilha oferece.

Dica de Bar em Bali: Rock Bar
Se você for a Bali uma parada no Rock Bar é obrigatória. Encrustado na montanha e de frente ao mar, com uma das mais lindas vistas da Ilha. A paisagem já vale a visita. Mas a comida não fica atrás… São drinks, canapés, porções e sobremesas para você se deliciar enquanto aprecia ótima música e uma vista fabulosa.
No verão faça reserva!

Dicas de Turismo em Bali - onde comer em Bali
Rock Bar em Bali – foto: Luis Monteiro

Endereço: AYANA Resort and Spa BALI, Jl. Karang Mas Sejahtera,
Jimbaran, Kuta Selatan, Jimbaran, Kuta Sel., Kabupaten Badung, Bali 80364, Indonésia
Telefone: +62 361 702222


Dica de Restaurante em Bali: Azul Beach Club

Perfeito para um almoço, lanche ou jantar a beira mar. Tudo em um ambiente super decorado e com o maior astral. O cardápio é variado. Frutos do mar, lanchinhos, aperitivos e drinks. Tudo bem feito e sempre com uma pitada da culinária balinesa. Preço bom pelo o que entrega.

Endereço: Jl. Padma No.2, Legian, Kuta, Kabupaten Badung, Bali 80361, Indonésia
Telefone: +62 361 765759


Como se Locomover em Bali

Pense em Bali como uma espécie de Florianópolis. A ilha é espalhada, as distâncias são grandes e as estradas tem duas mãos. Isso em meio a curvas com sobe e desce de montanhas. E, assim como na nossa Floripa, em alta temporada Bali tem trânsito. O tráfego é intenso e com um detalhe a mais: eles dirigem em mão inglesa. Então podemos dizer que se locomover por lá não é tarefa muito fácil. Para chegar e sair do aeroporto mais que recomendo a contratação de  serviço de transfer. A menos que você esteja preparado para gastar um fortuna de táxi. Até os táxis azuis – conhecidos por terem preços tabelados – cobram uma fortuna. O transporte coletivo é escasso e só leva até o centro de cada região.

Outro problema são os táxis clandestinos – maioria por lá – e drama antigo em Bali. Eles tem taxímetro alterado, isso quando ligam e cobram qualquer valor altíssimo ao final da corrida. Então são duas as melhores maneiras de você se locomover em Bali. A primeira – e mais usada em nossa viagem – é agendar as viagens com motoristas que você encontra no centro. Eles são muitos e oferecem a corrida o tempo todo. Você já diz de onde vai sair e para onde vai, combina o horário e acerta o preço. Eles chegam a cobrar três vezes menos do que um táxi comum. Por isso você vai ter que pechinchar. Um hábito comum por lá.

Ou, se você já tem experiencia, pode alugar uma moto. É preciso carteira de habilitação internacional. Pode  locar um carro também, se não for alta temporada. Ou você vai passar mais horas dentro dele do que aproveitando a ilha. Outro problema do carro é onde estacionar. Quase não há vagas e estacionamentos cobram uma fortuna.

UBER em Bali

Assim como em alguns países o UBER chegou causando muita briga entre os taxistas. Mas lá a coisa foi mais feia e ele chegou a ser proibido. Em Ubud e dentro do aeroporto você não vai conseguir pegar UBER. Por isso que – mais uma vez – recomendo a contratação do serviço de traslado in/out do aeroporto. Mas em algumas regiões como Jimbaran, Uluwatu, Kuta e Seminyak nós conseguimos pegar o Uber em Bali tranquilamente.

Resultado de imagem para bali mapa
Mapa de Bali



Compras em Bali

Bali é o paraíso das compras. E a boa noticia é que nosso dinheiro vale mais de vinte vezes o deles. Então a dica é levar pouca coisa para poder trazer um “regalos”. A prata e jóias em geral são baratíssimas por lá. Cosméticos vindos do oriente praticamente sem impostos também são muito baratos. Produtos para o cabelo, maquiagem e tudo o que vai deixar a mulherada feliz  gastando pouco. Os produtos locais feitos em palha, madeira e bambu também não saem caros. Sem mencionar os tecidos, e os cem mil tipos da tradicional canga e vestidinhos de praia. E biquínis, muitos biquínis. Dá vontade de fechar um contêiner, levar tudo e abrir uma lojinha no Brasil. Aliás, muitos dos brasileiros que moram por lá vivem disso, entendo o porquê. Para quem gosta de lojas de marca Bali também é um prato cheio. Tem muitas por lá a preços bem atrativos.

E fora tudo isso Bali  é um grande exportador de café, cacau e outras especiarias. Um dos cafés mais caros do mundo – que é feito a partir das fezes do luwak, vide o que é um na foto abaixo – é produzido por lá. E por USD 25 você leva duzentos gramas. Mais barato do que em qualquer outro lugar do mundo. Trouxemos um pacotinho, mas ainda não provamos… E os chocolates? Quase todos do tipo 60% cacau ou mais. Vai agradar mesmo quem vive de dieta. Em suma? Bali é o paraíso das compras. Tome cuidado apenas para não entrar na onda de “é tudo barato” e gastar além da conta ; )


Vistos e Documentação para Bali

Para entrar em Bali é preciso visto, mas é tirado na hora, no próprio aeroporto. Paga-se uma taxa de USD 40,00 em 2017, quando estive por lá. Além do visto é necessário tomar vacina para febre amarela 15 dias antes do embarque. E para quem deseja dirigir moto ou carro é preciso ter a carteira internacional de motorista. Você tira rapidinho no DETRAN.


10 Conselhos para sua viagem em Bali

  1. Nunca suba em um táxi em Bali sem combinar o preço antes, não confie em taxímetros;
  2. Faça uma bagagem leve, você vai querer comprar coisas e não quer ficar carregando peso de um lugar a outro;
  3. Só alugue moto se tiver experiência você não vai querer aprender a dirigir em meio a curvas e na mão inglesa;
  4. Pechinche. Isso é um habito por lá e o preço inicial é geralmente 3x mais caro que o preço final;
  5. Na mala roupas leves e de tecidos naturais, a umidade é alta e assim você fica mais confortável;
  6. Evite comer nos hotéis. Os preços são muito altos e a oferta de restaurantes na cidade é grande;
  7. Invés de gastar fortunas com transporte indo e vindo fique umas 03 noites em cada local e faça passeios pela redondeza;
  8. Não fique apenas no Sul da ilha, ela é muito maior que isso;
  9. Leve um repelente a ilha é lotada de mosquitos e pernilongos;
  10. Mesmo se você nunca fez yoga tem que experimentar, o mesmo vale para massagem.

Leia mais sobre Bali:

Quer viajar para Bali? Confira nossos pacotes de viagem para Bali


ADRIANA PACHECO
Trabalha há mais de 20 anos no mercado de viagens, é consultora de viagens internacionais da Via Regia Turismo e já viajou pelos 4 cantos do mundo. Colabora com os textos do blog para dividir viagens e experiências pessoais, de seus contatos do meio do turismo e dos muitos clientes espalhados pelo mundo! Ficou 20 dias em Bali para conhecer de perto nossos fornecedores e trazer informações preciosas aos nossos clientes. Contato: adriana@viaregiatur.com.br 

 

 

Deixe seu comentário